🔹 No cristianismo, a salvação é única porque é obra de Deus, da Trindade, em que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, no seio da mesma unidade, desempenham cada um seu papel: o Pai como fonte de todo ser e de toda graça, o Filho, como operador da obra do Pai e o Espírito como fonte imanente dessa mesma obra que consiste na comunicação da vida divina.
🔹 A teologia do Verbo se faz a partir da experiência histórica de Jesus, em particular de sua páscoa, graças ao testemunho dos apóstolos acolhido na fé, a teologia do Espírito se deve fazer também a partir da mesma experiência, não apenas acolhida na fé, mas participada na experiência de que Deus hoje, como em Pentecostes, vem a nós no mesmo Espírito.
🔹 Na Trindade, temos o fundamento de que o Filho, Jesus, mantém com o Pai um relacionamento único e pessoal, como filho unigênito. O Espírito brota naturalmente no seio dessa intimidade, alimentando-a eternamente, autocomunicando-se à humanidade assumida e por meio dela, animando a vida divina de toda a humanidade que diz sim ao Pai.
🔹 A Trindade, afeta diretamente a Cristologia, pois o estudo de Jesus passa a dever ser feito à luz do Espírito, amor recíproco do Pai e do Filho que conduz Jesus em sua vida terrena da Encarnação à Cruz e que nos é oferecido a todos pelo próprio Jesus glorificado.
🔹 Num mundo cada vez mais sensível ao papel decisivo do cuidado, com a natureza e com a humanidade no seu conjunto, o Espírito que é propriamente relação, amizade, comunicação e diálogo, é chamado a ser a marca de nossa relação com Deus, testemunhada por Jesus.
*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.