🔹 1) AMOR: (do Grego Ágape). É a essência do amor. É o vínculo da perfeição (GL 3.14). É o amor divino repartido entre os homens. É o amor imutável, sacrificial, espontâneo, que nos leva a amar até os próprios inimigos (Mt 5.46,47).
🔹2) GOZO: (do Grego Chara). É regozijo espiritual. Felicidade no Espírito. É o amor se alegrando (At 5.41,42), mesmo diante das atribulações (II Co 7.4).
🔹3) PAZ: (do Grego Cirene). Tranqüilidade intima e perfeita, independente das circunstâncias. Situação de calma interior.
🔹4) LONGANIMIDADE: (do Grego Makrothumia). É a tolerância, a paciência; um dos atributos de Deus (II Pe 3.9; Rm 2.4).
🔹5) BENIGNIDADE: (do Grego Chrestoles). É gentileza do espírito, excelência de caráter que trata os outros desejando-lhes o bem (Ef 4.32).
🔹6) BONDADE: (do Grego Agathosume). A verdadeira prática do bem. É o amor em ação como resultado de um coração íntegro e reto (GL 6.10).
🔹7) FÉ: (do Grego Pistis). Confiança com fidelidade. Alguns traduzem esta palavra por fidelidade. Entretanto ambos os significados podem aqui ser adotados pelo fato de que nenhuma fidelidade é possível sem a fé. A fé distinta da fidelidade será uma fé morta (Tg .14-16).
🔹8)MANSIDÃO: (do Grego Pautes). Moderação que nos conserva pacíficos, serenos, sem alteração, mesmo diante de fatos desagradáveis.
🔹9)TEMPERANÇA: (do Grego Egkrateia). É a capacidade espiritual de autocontrolar-se . É o equilíbrio, sobriedade e continência. É o “freio” de nossa vida (Tg 3.2). Leva-nos a controlar o nosso espírito (Pv 16.32), nossos atos (I Co 6.12) e palavras (CL 4.6).
*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.