Propondo Reflexões: Iniciamos 2023 com a proposta de realizar “revisitações, releituras e notas”.
Sobre assumir a reflexão num tempo de contexto singular:
🔹 Na consideração de contextos múltiplos, marcado por subjetividades e na emergência do Campo de Sentidos, o experimento é sempre de interpretações no território fecundo do pensar e do dizer. Temporalidades, fragmentos e pluralidades do sujeito social histórico.
🔹 Trilhas e possibilidades na intensão de um sujeito autônomo, que se vê desafiado pela existência humana, em sua pretensão, lidando com a vulnerabilidade que é próprio da subjetividade no que tange aos modos-de-ser.
🔹 Assumir a reflexão, num tempo de contexto singular, confronta discursivas de totalidade; pois as múltiplas formas na construção dos sentidos, constitui difícil exercício, em manter uma postura que desconsidera a cordialidade diante do outro.
REFERÊNCIAS
CALDEIRA, Cleusa. Teologia e niilismo pós-moderno: a subjetividade vulnerável como locus theologicus no pensamento de Carlos Mendoza Álvarez. Revista Pistis & Práxis 9, n. 3, 2017.
CALDEIRA, Cleusa. Fundamentos teológicos da política: reabilitação da fonte política da subjetividade em tempos pós-modernos. REVER, v. 18, n. 3, 2018.
MILBANK, John. Teologia e teoria social para além da razão secular. São Paulo: Loyola, 1995.
SESBOUÉ, Bernard. Convite a pensar e viver a fé no terceiro Milênio: sacramentos credíveis e desejáveis. v. 2. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2001.
*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.