🔹 Tratamentos críticos e atentos diante de vertentes de elementos constitutivos de compartilhamentos discursivos, tendem a problematizar análises e reduzir a interpretações desses elementos paradigmáticos das questões de fatores sócio culturais.
🔹 Atravessamentos de múltiplas interferências conjugam abrangentes percepções dos mecanismos nas interfaces de interesses e finalidades de ideias que fazem sentido apresentando modelos teóricos e práticos dos conceitos de relações privadas e individuais de um território e temporalidade.
🔹 A percepção humana ou construções teóricas de cultura e hábitos, introduz uma gama de significados aos conceitos que dominam e condicionam sustentando a existência de concepções de mundo e de convívios. Conjunto de crenças ou pressupostos de caráter relacional que sustentam aquilo que se pretende articular como parâmetros de condutas, procedimentos e discursos.
🔹 Consiste em apreender e configurar sistemas teóricos de pensar consistindo de camadas e matrizes de motivações, compromissos, certezas por meio das quais se experiencia e se interpreta a suposta realidade compartilhada.
🔹 Processos de compartilhamento moldam contextos históricos sociais, na dinâmica social do absorver de influências com tendências de absolutizar e reduzir os atos subjetivos.
🔹 Análise pontual das bases empíricas qualifica a possibilidade na complexidade das relações humanas consigo mesmo, com o meio e com os outros, constituindo uma profusão de motivações primordiais em dinamizar a autonomia e volições de qualificações de atos de reflexão das conjunturas afetivas e sociais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BERGER, Peter Ludwig. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulinas, 1985.
BERGER, P. T.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
COLSON, Charles; PEARCEY, Nancy. E agora como viveremos. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.
LEITE, Cláudio A. C.; CARVALHO, Guilherme V. Ribeiro de; CUNHA, Maurício J. S. (Orgs.). Cosmovisão cristã e transformação: espiritualidade, razão e ordem social. Viçosa: Ultimato, 2006.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
MACARTHUR, John (Org.). Pense biblicamente: recuperando a visão cristã de mundo. São Paulo: Hagnos, 2005.
PEARCEY, Nancy. Verdade absoluta: libertando o cristianismo de seu cativeiro cultural. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
WAGNER, Helmut R. Introdução. In: SCHÜTZ, Alfred. Fenomenologia e relações sociais. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
WOLTERS, Albert M. A criação restaurada: base bíblica para uma cosmovisão reformada. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.
SIRE, James W. O universo ao lado. São Paulo: United Press, 2004.
*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.