Propondo reflexões: Colaboração do aluno monitor da Escola de Adoradores ADD (Artistas de Deus) – Adriano. adrianosilvah@gmail.com.
A palavra “dogma” foi traduzida no século XVII a partir do latim dogma significando “princípio filosófico” ou “princípio”, é derivado do grego dogma (δόγμα) significa literalmente “aquilo que se pensa que é verdade” e o verbo dokein, “parecer bom”.
Radical da palavra dogma, a palavra dogmatismo significa um sistema oficial de princípios ou de doutrinas de uma religião apresentado como certo e indiscutível; logo – e por extensão – trata qualquer princípio fundamental de um sistema ou de uma doutrina (filosófica, política etc.) de caráter inquestionável e supostamente irrefutável; uma verdade universal que não deve ser contradita ou contrariada. Nesse sentido, um dogma pode ser discutido, mas não se pode negá-lo.
Quando se fala em dogma, a palavra logo é associada à doutrina cristã (católica e protestante), pois é uma das religiões que mais possuem dogmas. No sentido negativo, e de certa forma pejorativo, dogma refere-se a decisões forçadas e fechadas por interesses de autoridades políticas e/ou religiosas.
Dogmatismo é, acima de tudo, uma postura, mas pode ser também uma doutrina (ou um conjunto de doutrinas). A postura dogmática defende que existem certos postulados que estão fora do alcance da crítica. Isso significa que algumas posições — morais, epistemológicas ou religiosas — simplesmente não cabem no espectro da crítica e do questionamento. Há três formas de se interpretar o dogmatismo:
- Dogmatismo racional: praticado pela filosofia que acredita na possibilidade de se alcançar verdades absolutas. As coisas podem ser aceitas sem questionamentos se estiverem baseadas em princípios;
- Dogmatismo irracional: associado às diferentes denominações religiosas, é o conjunto de dogmas ou verdades da fé que não podem ser questionados. A verdade absoluta pode ser alcançada por meio da fé ou da revelação.
- Dogmatismo ingênuo: ou do senso comum. São todas as posições que assumimos no cotidiano a partir de uma primeira impressão ou de outros dogmas aceitos sem nenhum questionamento.
*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.