Propondo reflexões: Colaboração do ex-aluno da Escola de Adoradores ADD (Artistas de Deus) – Daniel Peregrina. @danperegrina
O que a Bíblia representa pra você? Sim, existem intenções de respostas teológicas, históricas ou dogmáticas que vão esboçar questões como O Propósito de Deus e sua Revelação para o homem. Mas, pra você, qual a sua relação com ela?
Pra mim a Bíblia é um livro de princípios.
No campo do Direito os princípios são importantes pois estão colocados acima das leis. Na verdade as leis servem na busca da satisfação dos princípios.
Segundo Miguel Reale: “Princípios são, pois verdades ou juízos fundamentais, que servem de alicerce ou de garantia de certeza a um conjunto de juízos, ordenados em um sistema de conceitos relativos à dada porção da realidade. Às vezes também se denominam princípios certas proposições, que apesar de não serem evidentes ou resultantes de evidências, são assumidas como fundantes da validez de um sistema particular de conhecimentos, como seus pressupostos necessários”. (REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 1986. p 60).
Vivemos uma época de muitas discussões sobre a interpretação e aplicação dos textos bíblicos. Penso que uma leitura superficial pode levar a muitos equívocos.
Assim, é necessário uma leitura atenta, utilização de ferramentas de interpretação e a parceria do Espírito Santo que nos inspira a captar a essência dos textos bíblicos. Isso tudo compartilhando em comunidade com pessoas que estão na mesma busca. Ler em comunidade e refletir sobre a Palavra auxilia contra a sedução de tentar enquadrar a Bíblia no que pensamos.
Desejo a todos uma boa leitura e que possam desfrutar da boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2).
*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.