Propondo reflexões: REGENERAÇÃO II
- A palavra traduzida para “regeneração” acha-se somente duas vezes no N.T.
- Mt 19:28 – refere-se ao novo estado de coisas, que terá a sua realidade na segunda vinda de Cristo – é significado em relação ao futuro. Palavras cognatas se encontram em várias passagens. Em Jo 1:12… diz que os crentes são nascidos de Deus – em Jo 3:3 há referência a um novo nascimento, e em 3.5 a ser o cristão “nascido da água e do Espírito”.
- Tt 3:5 – refere-se à presente vida espiritual do crente, e é considerado como o primeiro dos meios pelos quais a misericórdia de Deus nos salva. Na 1ª epístola de João há vários sinais que caracterizam aquele que é nascido de Deus (2:29 – 3:9,10,14 – 5:1,4,18).
- Outros textos paralelos são: “uma nova criação” (2 Cr 5:17), “passou da morte para a vida” (Jo 5:24), e “filhos de Deus” (1 Jo 3:10).
- “Regeneração” em Tt 3:5 – como nova geração, como novo nascimento, deve cuidadosamente distinguir-se da conversão. A regeneração é obra divina – a conversão é a correspondente resposta do homem a essa operação. É a volta da alma para Deus, como resultado do dom da vida. Converter-se alguém é, na verdade, voltar-se para Deus.
*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.