Propondo reflexões: REGENERAÇÃO III
- REGENERAÇÃO não é uma decisão por parte do próprio homem e muito menos se restringe a uma resolução em termos de uma vida moral diferente.
- A Bíblia, não fala que “o homem se regenerou”, mas que ele “foi regenerado”. Também não apresenta a regeneração como um ato contínuo, mas como algo que ocorreu de uma vez por todas.
- Uma mudança, como “uma radical e completa transformação operada na alma” – Rm 12:2; Ef 4:23; pelo Espírito Santo – Tt 3:5; Ef 4:24; em virtude da qual nos tornamos “novos homens” – Ef 4.24; Cl 3.10; não mais conformados – Rm 12:2; Ef 4:22; Cl 3:9; mas antes, em santidade e conhecimento da verdade, criados segundo a imagem de Deus – Ef 4:24; Cl 3:10; Rm 12:2. (Biblical and Theological Studies – Estudos Bíblicos e Teológicos).
- Essa obra de renovação acompanha o crente por toda a sua vida terrena, pois o homem interior “se renova de dia em dia” – 2 Co 4:16, num processo contínuo, comumente chamado “santificação”. A regeneração é o ato inicial pelo qual esse processo é começado.
*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.