Pular para o conteúdo

Regeneração V

    Propondo reflexões: Colaboração da aluna da Escola de Adoradores ADD (Artistas de Deus) – Geani Marins.

    A análise de diferentes textos à respeito da regeneração, permite identificar ideias diversas sobre este assunto. Em meio a essas ideias encontra-se prevalentemente a palavra “renascimento”, referindo-se ao “nascer de novo”, denotando a vivificação (regeneração) por Cristo do homem. Temos como exemplo a conversa de Jesus com Nicodemos (João 3.3).

    Observa-se no Antigo Testamento, a promessa de Deus, de que daria um novo coração ao seu povo (Ez 36.26) e também um novo espírito (Dt 10.16). A palavra regeneração em grego é polingenesia, esta pode ser encontrada duas vezes no Novo Testamento; a primeira no livro de Mateus 19.28, na resposta de Jesus a Pedro, a respeito das recompensas no Reino, a segunda no livro de Tito 3.5, lembrando da essência amorosa de Deus para os homens, não por obras, mas pela misericórdia de Deus no processo da regeneração e renovação do Espírito Santo sobre a vida daquele que crê.

    Pensar sobre regeneração é pensar na ação do próprio Deus para com o homem, a iniciativa é divina, pois o homem não pode regenerar-se. Ainda neste contexto, podemos pensar nas seguintes questões: trata-se de um processo? A regeneração pode ser repetida? Os textos nos livros de Ef 4.24; Rm 12.2; Cl 3.9 e 2 Co 4.16, nos remetem a uma mudança única e completa, um novo homem a partir da regeneração, porém a renovação é contínua, dia após dia, visto que a transformação é um processo, um desenvolvimento gradual.

    *Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *