Propondo reflexões: JUSTIFICAÇÃO I
🔴 Nos posts de JANEIRO trouxemos reflexões sobre SALVAÇÃO. Lembrando que o processo bíblico de salvação se dá por meio da JUSTIFICAÇÃO, REGENERAÇÃO e SANTIFICAÇÃO do ser humano.
🔴 Em FEVEREIRO vamos trazer reflexões sobre JUSTIFICAÇÃO.
🔴 A natureza da Justificação:
🔹É um ato gracioso e amoroso de Deus para nós, sem interferência dos méritos humanos, cabendo ao homem somente crer mediante a fé na obra que Jesus operou
(Rm 4.24,25; 5.1; 2Co 5.21).
🔹Entretanto, cabe ressaltar que a fé é o meio instrumental para nos unir a Cristo, o nosso Justificador, e não a causa da justificação.
🔹Logo, a justificação tem como consequência direta a reconciliação com Deus, a segurança da salvação e a santificação da vida.
🔹A justificação não é apenas pela graça somente e por Cristo somente; ela deve ser também pela fé somente. O que Deus tem feito fora de nós, em Seu Filho, deve ser crido. A fé vem por ouvir esta mensagem de Cristo (Romanos 10:17).
🔹A fé não traz a salvação à existência. Ela não produz a justiça pela qual Deus nos justifica. A fé não faz; ela recebe. Ela é o assentimento a um arranjo já feito por Deus.
🔹O objeto da fé é completamente objetivo. Não é fé no que o Espírito Santo tem feito dentro de nós. Não é fé em nossa santificação ou em alguma experiência passada de ser nascido de novo. Não é fé em nossa fé. Não é fé na igreja. Não é fé no batismo.
🔹A fé é focada no que está no Céu, no que temos em Cristo à destra de Deus (Colossenses 3:1-4).
*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.