Pular para o conteúdo

O Reino de Deus

    NA TEMÁTICA A BÍBLIA E SUA APLICAÇÃO:

    🔹Várias frases do NT usam verbos no presente, sugerindo que o Reino já era uma realidade. Em Marcos 4:3, o Reino de Deus é comparado a uma semente que é semeada no coração dos homens agora, não no futuro. Em Mateus 13:44-46, o Reino é comparado a um tesouro que o homem pode adquirir agora. O Reino deve ser buscado agora: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça…” (Mt 6:33).

    🔹O Reino também é apresentado como sinônimo de salvação. Jesus era cônscio de que uma nova era estava sendo inaugurada com Seu ministério. No início de Seu ministério, Jesus leu de Isaías em Lucas 4:18-19, e, depois de concluir a leitura, interpretou o texto assim: “Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos”. Uma nova era começara. Jesus igualou a “vida eterna” com “entrar no Reino” (Mc 10:17, 23, 24).

    🔹Jesus falou dos princípios do Reino em Mateus 5-7. No Sermão do Monte, especificamente nas bem-aventuranças, ele indicou oito princípios que regem a vida dos cidadãos do Reino. O objetivo do ensino desses princípios não é inculcar meros valores éticos, tais como: a justiça, o amor e o perdão, mas conseguir “o principal propósito do reino que é de restaurar, no coração dos homens, a felicidade perdida no Éden que os que escolhem entrar pela porta estreita e o caminho apertado […] encontrem a verdadeira felicidade”.

    *Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *