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Devires I

    🔹 As perspectivas que atravessam a capacidade de crítica na cartografia dos traços que sustentam a construção de devires nas práticas cotidianas dos sujeitos, manifestam-se como discursivas coletivas de práticas que produzem excessos na ordem de mutações e mobilidades.

    🔹 Territórios de experimentação da alteração do si, fronteiras – limites do si, enquanto modos e temporalidades de concepções e ideais de configurações e mutações possíveis de serem confundidas com rupturas na construção do presente.

    🔹 Possibilidade de superação no pensar em estratégias de criação do novo em direção de futuros imaginários do saber em relação ao lugar de onde surja operações e manobras de explorações de potencialidades da vida.

    🔹 Condição de problematizar a tomada de decisões da própria vida, preceitos e formas de saber nas quais se espera reconhecer a própria situação histórica; busca-se saber determinar certos acontecimentos que terá valor na existência de si no caminho do progresso social.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    BAUMANN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

    COIMBRA, C. Estratégias de resistência e criação: ontem e hoje. Texto apresentado no XII Encontro Nacional da Abrapso, Porto Alegre, out. 2003

    DELEUZE, G. Crítica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

    FOUCAULT, M. História da sexualidade: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984. v. II.

     _______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. GIL, J. N. Abrir o corpo. Trabalho apresentado no Simpósio Internacional Corpo, Arte e Clínica, promovido pelo PPGPSI/UFRGS, Porto Alegre, abr. 2003.

    LAPOUJADE, D. O corpo que não aguenta mais. In:______. Nietzsche e Deleuze: que pode o corpo. Rio de Janeiro: Relume – Dumará, 2002.

    PELBART, P. Prefácio. In: ______. Formas de ser e habitara contemporaneidade. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2000.

     ______. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.

    VARELA, F Sobre a competência ética. Lisboa: Edições 70, 1995.

    *Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.

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