🔹Uma teologia cristã responsável e criteriosa considera a experiência histórica num diálogo de atravessamentos considerando sujeitos de interpretações que mantêm distâncias de pretensões do verificável no que não é verificável.
🔹O sujeito humano não é capaz de construir um discurso imediato sobre Deus, mas sim desenvolver um discurso sobre uma linguagem humanamente de Deus, considerando que o sujeito se coloque dentro da noção de Deus que recebe Dele, Sua revelação.
🔹Cuidado e zelo da experiência histórica na experiência cristã da Fé, pois deve-se praticar um discernimento à luz da tradição ulterior da experiência cristã como uma Palavra viva, ou seja, “espírito e vida” como irrupção da Palavra de Deus.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BARTH, Karl. Introdução à Teologia. São Paulo: Sinodal, 1979.
LIBÂNIO, João Batista. Eu Creio – Nós Cremos: Tratado da Fé, Coleção Theologica – 1. São Paulo: Loyola, 2000.
___________. Introdução à teologia fundamental. São Paulo: Paulus, 2014.
___________. Teologia da Revelação a partir da modernidade, Coleção Fé e Realidade – 31. 4a ed. São Paulo: Loyola, 2000.
MONDIN, B. Os Grandes Teólogos do Século XX. São Paulo: Paulinas, 1980.
PAGLIARIN, Juanribe. Jesus – A pessoa mais intrigante e influente que já viveu neste mundo. São Paulo: Landscape, 2006.
RAUSCH, Thomas P. Introdução à Teologia. São Paulo: Paulus, 2004.
WILLIAMS, Derek. Dicionário Bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2000.
*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.