🔹 Tematizada, problematizada e destacada, a cosmovisão múltipla em que se insere a vida humana, transfigura-se entre os diversos processos históricos das diversidades culturais nas multiplicidades.
🔹Considerar a perspectiva da interculturalidade, possibilita a criação de modos próprio de pensar e de refletir na intenção de buscar princípios constitutivos da construção do ser existente e dos formatos dos seus laços sociais.
🔹Na maneira de se idear o mundo histórico e o modo como se constrói a projeção e estética do mundo, reflete a construção intelectual de constructos justificantes do modo de refletir, perceber e inserir o outro.
🔹Na tentativa da consciência de si e de seu mundo histórico, possibilita-se a convivência gregária, as diferenças apresentam-se como princípios do pensamento, tentativas de se compreender socialmente os eventos, que partem de uma pré-concepção do processo das diferenças afetivas e sociais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LEVINAS.E. Totalidade e infinito. Lisboa : ed. 70. 1980.
REALE, Giovanni. Para uma nova interpretação de Platão. S. Paulo : Loyola, 1997.
RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Campinas : Papirus, 1991.
SCIACCA, Michel Federico. História da Filosofia, Antiguidade e Idade Média. S Paulo: editora Mestre JOU.
*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.