Pular para o conteúdo

TRAÇOS SEMÂNTICOS – VISÕES DE MUNDO

    🔹 Mais do que a palavra em si, o homem carrega uma carga cultural, interage com outros homens, percebe o mundo a sua volta, de maneiras diferentes e é capaz de significar o mundo de forma diferenciada.

    🔹 Uma propriedade central das línguas humanas é que são utilizadas para estabelecer uma referencialidade, isto é, falar sobre objetos, indivíduos, fatos, eventos, propriedades, etc.; as condições de verdade de uma sentença, significa saber em que circunstâncias, no mundo, aquela sentença pode ser considerada verdadeira ou falsa.

    🔹 Uma relação entre verdade de um enunciado é algo que pode ser inferido a partir de um suposto conhecimento prévio do interlocutor, é uma condição para que novas informações possam ser compreendidas, pois o ser humano possui, na sua interação com o mundo, denotações dos sentidos da percepção, do pensamento, da memória e da resolução de problemas, no como estabelece, agencia a percepção do mundo.

    🔹 No processo comunicativo, há uma representação de mundo em movimento, voltado para o dinamismo mental, no processo de construção do pensamento; fenômeno de significação, âmbitos possíveis do vocábulo que necessita de vários outros critérios, para ser definitivamente dado como comunicado.

    🔹 Fatores extralinguísticos, na construção de sentidos, estão relacionados no processo perceptivo e as sensações psíquicas dos indivíduos, pois a linguagem contribui para a percepção e as elaborações de “conhecimento de mundo”.

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    REFERÊNCIAS   BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. 4ª ed. São Paulo, Ática, 2005. 

    BERTRAND, Denis. Caminhos da Semiótica Literária. São Paulo, Edusc, 2003. 

    FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo, Contexto, 1997. 

    GREIMAS, A. J & COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo, Contexto, 2008. ISBN 978-85-7244-316-6 

    GREIMAS, A. J. Semântica Estrutural. Cultrix, Universidade de São Paulo, 1973. 

    TATIT, Luiz. A Abordagem do Texto. In FIORIN, José Luiz (org.) Introdução à Linguística I. Objetos teóricos. São Paulo, Contexto, 2003.

    *Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *