A relação com a fé cristã, no processo de aprofundamento e de atitudes, desemboca em articulações e práticas de construções nos contextos singulares de narrativas de percepções do mundo. É a partir da Teologia que o ser humano, na assimilação da Revelação, encontra em Cristo a centralidade da fé, e é através da vivência e experimentação que se renova a práxis e o pensar da Fé. A cada época, Deus interpela o ser humano, convidando-o a dialogar com o mistério revelado na Escritura, em uma construção de fé, reflexão e relação. Preparamos um resumo topológico desta temática:
Releitura Topológica baseada no texto:
🔹 No âmbito de conteúdo e de atitude, o próprio da relação no campo da fé cristã, corresponde e desemboca na possibilidade de articulações consonante com a Teologia no que se refere à Doutrina Exegética Bíblica Cristã.
🔹 É a partir do campo da Teologia que se tem construções processuais na assimilação da Revelação Divina como compreendida e constituída de conceitos que propiciam singularidades em contexto próprio das narrativas.
🔹 O ser humano como sujeito da história se relaciona com o mundo no espaço da sua fé, na apropriação e aprofundamento de sua própria trajetória na apreensão dos conceitos e fundamentos oriundos da própria fé.
🔹 Os conceitos de experimentação e vivências são centrais na perspectiva de renovações no diverso esforço de aproximação e definição do que é Fé cristã e o seu modo de efetividade e praticidade.
🔹 A fé cristã se configura na centralidade e credulidade no Cristo, onde os dados do Deus que se encarna na Pessoa de Cristo, e se faz homem, dentro de um contexto histórico e testemunhal das práxis de fé, confirma o que se crê e pensa da Fé.
🔹 A fé é preponderantemente teologia, inserida em cada época histórica, tendo Deus como seu assunto e discurso oriundos da leitura hermenêutica da Escritura. Deus interpela o homem que pode responder e dialogar articulando-se com a Revelação Divina que expõe o mistério revelado.
Referências Bibliográficas
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Tradução de Sérgio Miceli et al. São Paulo, Perspectiva, 1987.
BRANDT, Herman. O povo como portador da promessa de Deus. A contribuição da teologia contextual. Estudos Teológicos, 1999.
CASSIRER, Ernst. Ensaio Sobre o Homem. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
GIBELLINI, Rosino. A Teologia do Século XX. São Paulo: Loyola, 1998.
Enciclopédia Histórica Teológica da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova, 1988, Vol. 1. HIEBERT, Paul G. O Evangelho e a Diversidade das Culturas. 1ª Ed. São Paulo: Vida Nova, 1999.
*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.