Missiologia 3

NA TEMÁTICA ESTUDO DE MISSÕES:

🔹 Para poder compreender a missão deve-se primeiro compreender a revelação de Deus e a sua história com a humanidade. Com a encarnação do Verbo, Deus Trino entra no tempo e no espaço, se revelando como Pai, fazendo da história da humanidade também a sua. Assim, “por intermédio de Cristo, Verbo feito carne, e no Espírito Santo (…) fala aos homens como a amigos (Ex 33: 11;Jo 15: 14-15), e com eles se entretém para os convidar à comunhão consigo e nela permanecer”(Jo 17:21-23).

🔹 O termo comunhão, “pode ter dois sentidos com seus respectivos significados e consequências: Cum-munio significa defender-se juntos. Cum-munus tem o sentido de pôr juntos os próprios dons e qualidades”.

🔹 Estas terminologias com os seus significados opostos, originam concepções diferentes de vida, de relações interpessoais e de relação com Deus. Enquanto a primeira se atrela a uma concepção defensiva, com consequências negativas e tensões internas e externas de relação com o cotidiano, a segunda leva a uma vivência comum e partilha dos dons, inspirando a confiança e o desejo de caminhar juntos na verdade e liberdade.

*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *