NA TEMÁTICA ESTUDO DE MISSÕES:
🔹 Nos escritos neotestamentários, em particular os EvangelhoS, Jesus é apresentado como o Messias, o Verbo Encarnado, o Filho de Deus (Mt 16:16; Mc 8: 29; Lc 9: 21; Jo 8: 69), enviado para salvar os homens. Ao ser enviado “ele funda sua autoridade de ‘revelador’, sua consciência de ‘apóstolo’, partícipe da mesma obra do Pai, ‘epifania’ de Deus”. Todo o conjunto neotestamentário apresenta a ação missionária de Cristo como obra de evangelização.
🔹 O termo enviar, nos escritos neotestamentários, é apresentado diversos verbos, dos quais, os mais recorrentes são apostello e pempo, que possuem sentido análogo, sendo complementares. “No primeiro, o sentido cai sobre o enviado que recebe uma missão: é o apóstolo. No segundo, refere-se à pessoa que envia: “Como o Pai me enviou (apostello), também eu vos envio (pempo)” (Jo 20: 21)”.
🔹 O envio está sempre em relação com a mensagem, mas não é o conteúdo da mensagem. O conteúdo é expresso por outros verbos e vocábulos, como anunciar, pregar, evangelizar. O termo evangelizar (euangelizoma) é apresentado pelo Novo Testamento como o anúncio de uma Boa Nova. Se trata de um anunciar (angello) com grande alegria que Jesus é o Salvador esperado. Assim, o apostolo é enviado para anunciar esta mensagem Lc 2: 10; 7: 22).
*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.