PARADIGMA

Histórias são contadas de várias maneiras por diferentes culturas e em diferentes lugares. Cada história tem sua própria estrutura e estilo, usando elementos como ambiente, personagens, gênero e ideias que se combinam de maneira interessante.

Uma história pode ser de ação, drama, comédia, suspense, mistério ou terror. A estrutura dramática cria desafios e conflitos para os personagens, sejam eles concretos, materiais ou abstratos, e se desdobram em diferentes atos e cenas.

As histórias refletem a forma como percebemos e interpretamos o mundo ao nosso redor, abordando questões sobre a natureza humana, a realidade objetiva e subjetiva, e revelando como a ideologia e a alienação influenciam nossa forma de pensar.

A dinâmica social impõe certas demandas e valores aos grupos humanos ao longo do tempo, moldando as civilizações e determinando como lidamos com as transformações e rupturas históricas.

Refletir sobre os processos históricos nos permite compreender melhor as demandas sociais e as mudanças de perspectiva ao longo do tempo. Não se trata de adotar uma teoria específica, mas sim de integrar diferentes perspectivas para entender a história coletiva.

As relações sociais são complexas e envolvem narrativas sobre as interações humanas ao longo do tempo e em qualquer contexto. Cada grupo interpreta e relaciona essas narrativas de acordo com seu contexto social e cultural. 

Preparamos um resumo topológico desta temática:

Releitura Topológica baseada no texto:

🔹 Histórias são contadas das mais variadas formas, pelas mais variadas culturas, nos mais variados lugares; todas as histórias na sua forma e estética estrutural trabalham com paradigmas, aspectos interessantes das histórias na qual ambiente, personagem, gênero e ideia se fundem.

🔹 Uma história pode ser de ação, drama, comédia, suspense, mistério, terror, considerando a forma das histórias, a unidade dramática constrói obstáculos, pressuposto de conflitos concretos, materiais ou abstratos…, formas diferentes de se multiplicar os atos é a criação das cenas.

🔹 Formas de objetivação e apropriação de conteúdos historicamente acumulados que aborda a questão do paradigma na assimilação da constituição humana, fenômenos da realidade objetiva e subjetiva, que se mostra em desvelar a ideologia e a alienação na formação do psiquismo das condições sociais existenciais humanas.

🔹 A dinâmica social apresenta demandas acerca de determinados espaços e perspectivas ao conjunto de valores convencionados no contexto de atuação sucessivas de grupos humanos.

🔹 Fatos e situações históricas constituirão o arcabouço das civilizações nas relações sociais sobre quais as abordagens das configurações sociais de suas permanências, transformações ou rupturas.

🔹 Implicações da temporalidade como da atemporalidade emergem necessidades de reflexões sobre processos históricos, cujos desdobramentos observam demandas de difícil detecção em abordagens concernentes a atitudes de resistência diante da relevância no que concerne as abordagens de novas perspectivas em relação a produzir fontes no que tange a uma outra perspectiva.

🔹 Não se trata de saber qual a orientação teórica mais adequada, mas de conseguir utilizar princípios que norteiam objetivos híbridos, buscando a integração da perspectiva histórica coletiva.

🔹 Relações sociais abrangem contextos de recortes que potencializam narrativas das relações humanas, ao longo do tempo e em qualquer tempo; espaço deixado a serem interpretados e relacionados a cada grupo no seu contexto social, cultural.

Referências Bibliográficas

FOUCALT, M. 1999. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 8º ed. São Paulo: Martins Fontes.

FUNARI, P. P. A. 2007. Teoria e a arqueologia histórica: a América Latina e o mundo. Vestígios -Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, vol. 1, n. 1.

GOFF, J. 2003. História e Memória. Tradução: Bernardo Leitão. Campinas, Editora da Unicamp, 5ª ed.

HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1970.

LIMA, T. A. 1993. Arqueologia Histórica no Brasil: balanço bibliográfico (1960-1991). Anais do Museu Paulista, vol. 1.

LIMA, T. A. 2011. Cultura material: a dimensão concreta das relações sociais. In: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, vol. 6, n. 1.

MARKUS, G. Teoria do conhecimento no jovem Marx. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

MARTINEZ, P. H. 2006. História ambiental no Brasil: pesquisa e ensino. São Paulo: Cortez.

ORSER JR, C.; FUNARI, P. 2012. Arqueologia da resistência escrava. Cadernos do LEPAARQ (UFPEL), vol. 1, n. 2.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2005.

*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.