PONTO DE VISTA

A vida nos faz questionar muitas coisas, e cada pessoa tem sua própria maneira de ver e entender o mundo ao seu redor. Isso inclui o jeito como interpretamos as regras e valores da sociedade.

Entender o que nos rodeia envolve pensar sobre o que aprendemos, as conexões que fazemos entre ideias, como organizamos nossos pensamentos e as coisas que acontecem ao nosso redor. É um processo complexo, influenciado por nossas emoções, percepções, nossas crenças religiosas, o que valorizamos e a cultura em que vivemos.

A forma como pensamos é influenciada pela sociedade em que estamos inseridos, pelos conhecimentos que adquirimos e pelos valores que seguimos. Esses conhecimentos não são algo que sempre existiu, eles têm uma história e estão sempre mudando. 

Às vezes, olhamos para trás e repensamos ideias e valores estabelecidos, buscando novos significados. É importante não ficar preso apenas ao que já sabemos, mas também considerar como nossas ideias e valores podem mudar ao longo do tempo. Isso ajuda a formar novas gerações que se adaptam às novas condições sociais, relações humanas e ideias que surgem em diferentes momentos e contextos.

Preparamos um resumo topológico desta temática:

Releitura Topológica baseada no texto:

🔹 Indagações, ponto de vista, emergem de diferentes pareceres no decorrer da vida humana. Essas questões representam as construções de como o homem vê, lê e constrói formatações e interpretações das fundamentações e dos princípios relacionais sociais.

🔹 Está envolvido uma apreensão de sentido, seja ela um conteúdo, uma relação, uma estrutura ou um acontecimento da sociedade.

🔹 As histórias dos conhecimentos não são transmitidas de maneira uniforme, um conjunto complexo de disposições não possuem a mesma leitura de um fato, de um problema ou de uma proposição, é preciso levar em conta o dado de observação ou o dado de experiência enquanto críticas, procedimentos, verificações…; enfim, no pensamento de um sujeito, acompanha-se de emoção, da percepção estética, religiosidade, valores, cultura, de disposições próprias que guiam uma constatação sobre fatos dos quais a descrição é feita.

🔹 A subjetividade e a singularidade dos pensamentos e das ações humanas requisitam a comunicação com pontos de aplicações particulares significativos. A noção de construção social é explicativa à arquitetura e à significação própria dada às construções em questão, próprias do pensamento humano de uma sociedade caracterizada no tempo e no espaço, e de saberes adquiridos e valores aceitos. Constituídos, elaborados, construídos apreendidos em nível próprio, referente àquilo que designam, não estão dados desde sempre, têm uma origem, transformam-se e não estão voltados à eternidade ou ao absoluto. Eles são históricos.

🔹 Busca-se conteúdos de sentido novos em relação àqueles que os precederam, por um processo retrospectivo, que são significativos e que correspondem às racionalidades e estéticas efetivamente constituídas. Nestes conteúdos ou formas de expressão se constituem o universo inteligível e significativo, as modalidades de constituição de conhecimento e significação em parte, não o todo.

🔹 Representar o fluxo histórico em tempo real e em tamanho natural é algo do impossível, as representações não abarcam os exaustivos da história e dos fatos enquanto conteúdos produzidos.

🔹 Os dizeres sobre questões e fatos colocam perspectivas da exigência de historicidade de diferentes representações-explicações ao longo do tempo. Ultrapassar o sentido imediato e experienciado do conhecimento tem um sentido em que há necessidade de um tipo de continuidade mínima dos sistemas de representações diferentes que proporcionam o respeito de uma colheita de fatos a despeito das várias situações sobre a incomensurabilidade dos sistemas conceituais e teóricos.

🔹As circunstâncias, fenômeno histórico, se inventa e se inscreve não com reducionismos sociais nem com racionalidades intemporais, suscita a ideia de levar em conta as modificações de significações na história social humana onde forma outras gerações que são transformadas, adaptadas as condições novas sociais, relacionais intelectuais.

Referências Bibliográficas

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

CONDILLAC, Étienne Bonnot de. 1989. Tratado das sensações (resumo  selecionado).  São  Paulo,  Ed.  Nova  Cultural,  1989.  (Col.  Os  Pensadores).

CRESPI, Franco. 1997. Manual de sociologia da cultura. Lisboa, Editorial Estampa.DEBORD,  Guy.  1997.  A  sociedade  do  espetáculo.  Rio  de  Janeiro,  Contraponto.

DELEUZE, Gilles. As figuras do poder. São Paulo, Via Lettera Editora e Livraria.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

HEIDEGGER, M. 1973. Que é isto – a filosofia? São Paulo, Abril Cultural. (Coleção Os Pensadores).

HEIDEGGER,  M.  1967.  Sobre  o  humanismo. Rio  de  Janeiro,  Tempo  Brasileiro.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 2012. A antropologia diante dos problemas do mundo moderno. São Paulo, Companhia das Letras.

NIETZSCHE,  F.  2009.  Consideração  intempestiva:  Schopenhauer  educador. In: Escritos  sobre  educação.  Rio  de  Janeiro,  PUC-Rio  / São Paulo, Loyola.

PARRRET, Herman. 1997. A estética da comunicação – além da pragmática. Campinas, Unicamp.

*Propondo reflexões a partir de uma seleção de anotações e recortes sobre textos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.